Viva, como está?
É muito comum ouvirmos alguém dizer que outra pessoa é chata. Isto pode acontecer por vários motivos e hoje estou aqui para lhe falar sobre alguns deles.
Quando estamos diante de uma pessoa, situação ou ambiente chatos, parece que o tempo passa muito devagar, é mais difícil de manter o foco e ficamos com uma sensação de que estamos a perder o nosso tempo com algo que não tem qualquer propósito de interessante.
As pessoas chatas, por regra, não têm noção nenhuma destas suas características pouco abonatórias, uma vez que as pessoas com quem lidam, podem apenas disfarçar o incómodo que causam sem terem coragem de expressarem o seu desagrado face às inconveniências da pessoa dita “chata”!
O que é considerado algo “chato” varia de acordo com as personalidades de cada um e até mesmo a cultura envolvente, pese embora nada impeça que existam características ditas como mais universais. A maioria das pessoas concorda que o relacionamento com pares egocêntricos ou mal-educados é muito chato.
O que costumamos identificar em pessoas com traços chatos?
Alguém chato em determinada situação, não é necessariamente uma pessoa com uma essência chata e imutável. Todos nós já fomos inconvenientes, pelo menos, uma vez na vida, porém existem pessoas com um talento especial para isso.
- A pessoa chata é desinteressante
Costuma ser uma pessoa apagada e entediante que parece não se interessar por nada, fala de uma maneira monocórdica e não tem histórias interessantes para partilhar.
- A pessoa chata não tem sentido de humor
Uma pessoa chata não acha graça a nada, não entende piadas, é sempre demasiadamente séria e parece estar sempre de mal com a vida. Regra geral estas pessoas têm dificuldade em exprimir emoções e raramente sorriem, no entanto, é importante ressalvar que, por vezes, pessoas com perturbações depressivas e de ansiedade podem passar esta impressão aos demais, quando na verdade, estão a passar por um problema de saúde mental.
- A pessoa chata é péssima para conversar
Algumas pessoas chatas só querem falar de si próprias, dos seus interesses e das suas motivações, não dando oportunidade ao interlocutor de partilhar as suas próprias ideias ou aventuras. São pessoas que falam sem parar e não deixam o outro falar e/ou demonstram pouco interesse em ouvir.
- A pessoa chata é, muitas vezes, arrogante e inflexível
Essa pessoa são altivas e acreditam que as suas próprias ideias são verdade absolutas. Este ar de superioridade acaba por transparecer insensibilidade para com os demais.
- A pessoa chata é agressiva
Pessoas agressivas costumam tratar os demais com hostilidade e são muito pouco agradáveis.
Enfim, é possível ser-se chato por diversas características e quanto mais aspectos chatos a pessoa possui mais enfadonha se torna.
No caso de se ter identificado como uma pessoa chata, deixo-lhe algumas dicas:
- Avalie o quanto estes traços refletem a sua personalidade ou a fase em que se encontra, atualmente. Existem fatores externos que influenciam estas características ou sempre foi assim?
- Peça uma opinião sincera de algumas pessoas íntimas em quem confia, quando estiver pronto para ouvir qualquer “verdade”.
Uma pessoa chata tem muitas dificuldades em criar relacionamentos amorosos, de amizade e até mesmo profissionais. Na sua opinião, quais são as características mais chatas que alguém pode ter?
Até breve!