O sono desempenha um papel importante na boa saúde física e mental.
Antes de mais, faço votos para que não esteja a ler este artigo às três da manhã! É sinal que estará a sofrer de insónias, que, aliás, são um problema muito comum em todo o mundo.
A privação do sono causa cansaço, irritação e exaustão a curto prazo e tem outras consequências para a saúde, a longo prazo, ainda mais graves. Exemplo disso são doenças cardiovasculares, diabetes, alterações hormonais, entre outras.
Nos termos da saúde mental, muitas noites mal dormidas culminam em stress, depressão ou ansiedade, por exemplo.
Existem, contudo, algumas coisas que pode fazer para que tenha noites tranquilas, em que consegue descansar, e o seu cérebro aproveita para trabalhar em seu benefício:
- Estabeleça uma rotina noturna
Antes de dormir, tome um banho quente, leia um livro num ambiente tranquilo, faça um puzzle ou medite.
- Evite bebidas estimulantes perto da hora de ir dormir
Ingerir café, bebidas refrigerantes ou outros derivados da cafeína, ao final da tarde ou inicio da noite, pode contribuir para as dificuldades em adormecer.
- Desligue todos os ecrãs uma hora antes de dormir
Não é uma boa ideia estimular o cérebro, antes de ir dormir, ao ver televisão, jogar no telemóvel ou deambular pelas redes sociais. Este tipo de atividades impedem que relaxe e que se sinta mais tranquilo.
- Durma menos mas durma melhor
Deixe de dormitar durante o dia, de tirar aquela “sesta” depois do almoço e se vir que não consegue adormecer, quando se deita, levante-se, faça um chá e deite-se mais tarde. Estar na cama sem sono, cria mais ansiedade.
- Procure Ajuda
Se convive há demasiado tempo com problemas de sono, não exite em procurar ajuda. é provável que tenha de esmiuçar as razões que lhe tiram o sono.
“(O sono) é o melhor esforço da Mãe Natureza para combater a morte”
Matthew Walker
Bom descanso!