Numa sociedade cada vez mais vítima do stress, as pessoas apresentam maiores dificuldades em gerir as várias atividades do seu quotidiano. São recorrentes as queixas de que “não tenho tempo para nada” e os sintomas físicos agudizam-se, devido ao excesso de stress. Não obstante, passam a ser cada vez mais recorrentes alguns dos seguintes sintomas: dores de cabeça, problemas na comuna vertebral, obstipações, urticárias, úlceras gástricas, problemas intestinais, entre outros.
Gerir bem o tempo, possibilita-nos manter o equilíbrio familiar, profissional e social. Vamos ser melhores pais, filhos, irmãos, trabalhadores, amigos ou qualquer outro papel que desempenhemos.
Como posso gerir bem o meu tempo?
– Combata a procrastinação, ou seja, não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje. Não deixe as tarefas a meio e, quando terminá-las, recompense-se (tomar um café, ver um filme, comprar um chocolate, ir jantar fora, ou apenas uma simples pausa para relaxar). Antes de começar a tarefa, imagine-se como gostaria de se comportar em acção e também como é que se vai sentir quando terminar o desafio.
– Organize-se as suas tarefas. No começo de mais uma semana escreva as tarefas que estará a pensar realizar durante a semana. Divida-as numa folha, escrevendo o seu nível de importância de 0 a 10 e defina o tempo para cada uma delas. Comece por realizar aquelas que são mais importantes. Escreva todas as tarefas que tenciona realizar numa folha como se de um horário escolar se tratasse. Deve incluir tarefas profissionais e de lazer. Diariamente, à medida que vai realizando as tarefas, vá riscando aquelas que vão sendo concluídas.
– Se tiver que realizar tarefas que exijam um grande nível de concentração, pode focar-se durante 25 minutos e intercalar esses períodos com 5 minutos de intervalo. Se se lembrar de alguma coisa para fazer (por exemplo: fazer telefonema) durante o período dos 25 minutos, anote numa folha e faça apenas no intervalo.
– Não deixe as tarefas pela metade. Conclua cada tarefa antes de passar para a seguinte. Para não se distrair, evite usar o facebook ou consultar o e-mail várias vezes ao longo do dia. Escreva as horas do dia para realizar as referidas consultas, por exemplo: ”só vou consultar o meu e-mail ao inicio da manhã, ao meio-dia e ao fim do dia”.
– Para cumprir prazos e não deixar o trabalho acumulado, tente terminar algumas obrigações uma semana antes. “Se tenho um teste marcado para dia 26 de determinado mês, vou estudar como se o teste fosse dia 19. Se tenho de escolher um vestido para uma cerimónia até ao dia 15, vou fazê-lo até ao dia 8.”
– Organize bem os seus tempos livres. Só usufruindo de momentos de lazer gratificantes é que pode potenciar-se ao máximo nas suas actividades profissionais. Escolha passar os seus tempos livres com pessoas positivas e que o façam rir. Evite falar de trabalho nos momentos mais relaxantes e tenha dois números, um profissional e outro pessoal. Quando estiver com a sua família e amigos evite estar com o seu contacto profissional ligado.
– Os tempos livres podem ser muito gratificantes mas ao mesmo tempo stressantes. Algumas das preocupações laborais podem não sair da cabeça. Quando estiver a tentar descontrair e não estiver a conseguir, escreva uma lista de preocupações e comprometa-se a arranjar solução para as mesmas só quando estiver em “modo de trabalho”.
– Pratique desporto regularmente, se possível pelo menos 3 vezes por semana. Está provado que ao realizar desporto, o seu cérebro vai libertar endorfinas que são conhecidas como a hormona do prazer. Não obstante, vai sentir-se menos stressado, e com melhor capacidade para organizar o seu tempo.
Ao gerir o seu tempo com qualidade, a sua vida terá, ela também, outra qualidade!