Viva, como está?
Pese embora a pandemia tenha vindo a abrir portas para se falar publicamente sobre questões de saúde mental, algumas, muitas pessoas ainda sentem estigmas em relação a problemas de saúde do foro psicológico… Falam abertamente sobre ir ao dentista, ao ginecologista, à fisioterapia, porém escondem a importância de ir ao psicólogo, com medo de serem rotulados de doentes mentais, “malucos”, desajustados ou desequilibrados. O que não é verdade. As pessoas não vão ao dentista apenas quando têm os dentes podres, mas sim para prevenir. Assim deveria ser na prevenção da sua saúde mental!
As pessoas ainda sentem estigmas em relação à saúde mental por uma série de razões complexas e inter-relacionadas, incluindo:
Falta de compreensão
Muitas pessoas não têm uma compreensão completa do que é a saúde mental e como ela pode afetar alguém e todos em seu redor. Esta lacuna pode levar a ideias equivocadas e a estereótipos negativos sobre pessoas que sofrem de problemas de saúde mental;
Medo do desconhecido
A saúde mental é frequentemente vista como um assunto desconhecido e, portanto, pode ser intimidante para algumas pessoas. O medo do desconhecido pode levar a preconceitos e estigmas em relação àqueles que sofrem de questões de saúde psicológica;
Preconceitos culturais
Em muitas culturas, a saúde mental ainda é vista como um sinal de fraqueza ou falta de caráter. Estes estigmas podem levar as pessoas a sentirem vergonha de assumirem problemas de saúde mental;
Experiências passadas
Pessoas que tiveram experiências negativas com problemas de saúde mental – seja pessoalmente ou através de amigos ou familiares – podem carregar estigmas e preconceitos que afetam sua visão sobre esta área da saúde:
Estereótipos da comunicação social:
Frequentemente, jornais e/ou revistas, retratam pessoas com problemas de saúde mental de forma estereotipada e negativa, o que pode reforçar preconceitos e estigmas existentes.
No entanto, é importante lembrar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e que todos podem enfrentar desafios em sua saúde mental num momento da vida. É importante trabalhar para superar estigmas e promover a aceitação e a compreensão da saúde mental.
Seja empático consigo e com os seus. Promova a saúde mental!
Partilha a minha visão? Agradeço!
Até breve!