Viva, como está?
Todos nós já nos sentimos tristes em algum momento da nossa vida, uma vez que coisas más acontecem a qualquer pessoa. O que acontece quando a tristeza não passa e nos atrapalha nas nossas rotinas quotidianas?
A depressão é considerada um dos problemas mentais mais comuns e incapacitantes, da atualidade.
Uma depressão major é uma condição com sintomas como:
- Humor depressivo;
- Visão negativa de si;
- Perda de interesse por coisas que outrora lhe deram prazer.
Este sentimento prevalece por várias semanas ou meses e é isso que distingue a tristeza pontual.
As pessoas com depressão pensam de forma diferente do que é comum. Apresentam pensamentos negativos, depreciativos em relação a si mesmos e com falta de esperança:
“Sou um fracasso!”;
“Eu nunca vou conseguir ser feliz!”;
“Nunca nada vai resultar na minha vida!”.
No fundo, o que acontece é que pessoas com depressão valorizam mais pensamentos negativos e desvalorizam a importância de informações contraditórias em relação a estas crenças. Este ciclo vicioso tende a fortalecer estas crenças negativas, ao longo do tempo, e transformam-se em sintomas muito severos.
Levando em conta o nível de análise biológico, também sabemos que existem hormónios que são libertados durante momentos de grande stress que alteram o bom funcionamento dos neurónios especialmente se essas situações tiverem ocorrido em períodos da infância e/ou durante períodos prolongados e podem estar intrinsecamente ligadas com uma maior propensão que cada um tem, ou não, para desenvolver depressões.
As pessoas com depressão podem sentir-se muito impotentes, apáticas e sem esperança nas suas vidas, afetando as suas atividades quotidianas e as suas relações com os demais. Este é um dos grandes motivos pelos quais as pessoas deprimidas se isolam socialmente e, algumas vezes, tentam colocar termo à vida. Posto isto, a depressão não é uma doença que afeta só as pessoas que a estão a vivê-la mas também prejudica todas as outras pessoas afetas ao deprimido, além da própria sociedade, uma vez que a depressão é uma das causas mais comuns de baixa médica.
Uma pessoa com depressão não tem consciência do seu próprio estado, uma vez que a sua vida está gravemente comprometida. Sem ajuda de um profissional de saúde mental pode ser extremamente difícil lidar com esta condição.
Atualmente, existem vários tratamentos com grandes níveis de eficácia, no combate da depressão, no entanto ainda existe uma grande resistência por parte destas pessoas, para procurarem ajuda.
Seguem-se algumas dicas que podem ajudar pessoas com depressão:
- Deixar o preconceito de lado e procurar um profissional qualificado que possa ajudar a pessoa deprimida a melhorar;
- Tentar envolver-se em atividades físicas e sociais, como práticas desportivas e encontros com amigos. O envolvimento com estas atividades possui vários efeitos positivos, na redução dos sintomas da depressão;
- Prestar atenção aos pensamentos que aparecem em momentos de profunda tristeza. Ter consciência destes “gatinhos” e questionar se os mesmos são realistas ou apenas destrutivos, pode ser um bom passo para ajudar a flexibilizar crenças rígidas e a diminuir os sintomas de depressão.
A depressão pode matar mas também pode ser tratada. Muitas vidas podem ser poupadas a um enorme sofrimento, por isso, deixo-lhe o desafio: se conhecer alguém com sintomas de depressão, partilhe com o mesmo este texto!
Obrigado e até breve!